terça-feira, 22 de março de 2011
Interdisciplinaridade
Que se entende por interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Esta relação se dá fragmentada, de tal modo que cada fenômeno observado ou vivido é entendido ou percebido como fato isolado? Ou essa relação se dá de forma global, entendendo que cada fenômeno observado ou vivido está inserido numa rede de relações que lhe dá sentido e significado. Enfim como se dá o conhecimento? E como se realiza um fazer docente pautado no conceito de interdisciplinaridade?
Fonte: Fundação Darcy Ribeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Trabalhar de forma interdisciplinar não é apenas interligar conteúdos e conhecimentos pelo simples fato de justificar um trabalho integrado, mas sim entrelaçar habilidades que se relacionem harmoniosamente entre todas as disciplinas. A fim de alcançar as competências necessárias para que os nossos alunos sejam cidadãos ativos da nossa sociedade e consequentemente sujeitos mais humanos.
ResponderExcluirJá percebo na sala-de-aula os resultados do nosso empenho e trabalho interdisciplinar, com alunos mais interessados e participativos, sujeitos de opiniões formadas e em formação,que buscam o conhecimento e que são capazes de tomar posições conscientes frente às problemáticas de nosso tempo. Bjs.
ResponderExcluirAcredito que muito antes de nos preocuparmos apenas em como trabalhar de forma interdisciplinar, preencher papéis e inúmeras planilhas para o acompanhamento da aprendizagem de nossos alunos, faz-se necessário que a escola pare por um momento para refletir sobre as questões sociais que tanto dificultam o trabalho em sala de aula.
ResponderExcluirO sujeito que não tem as suas necessidades fisiológicas, de proteção, de amor e pertença, de estima e de auto-realização satisfeitas terá dificuldades com sua saúde psíquica, porém o ponto mais importante dessas necessidades são as fisiológicas.
Enquanto o indivíduo estiver com fome e desprotegido, o estar na escola é o que menos lhe importa.
A escola necessita de parceiros que trabalhem com a educação e proteção das crianças e adolescentes para poder auxiliá-los com seus problemas e frustrações, a fim de que possamos assim levá-los a busca pelo conhecimento e por uma vida melhor.
Foucault já dizia que cada um de nós exerce um nível de poder sobre o outro, e neste momento as questões sociais estão exercendo a sua força como talvez nunca tenhamos sentido, sobressaindo-se sobre tudo o que a escola vem oferecendo.
Colegas, precisamos pensar no que fazer para salvar nossas crianças e jovens sem perdermos o foco do nosso trabalho, o conhecimento.