terça-feira, 16 de agosto de 2011

Casimiro de Abreu: Meus Oito Anos

ENSINO RELIGIOSO: Profª Cassandra Santos da Fé

6ºs anos:
Ver: - Primeiramente os alunos receberam um poema de Casimiro de Abreu intitulado “Meus Oito Anos”.
MEUS OITO ANOS

Casimiro de Abreu – 1857
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
(...)

Ilustração do poeta brasileiro Casimiro de Abreu

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar,
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
(...)
Em seguida realizaram-se alguns questionamentos:
- De que época da vida o poema retrata?
- Casimiro de Abreu tinha saudades do quê?
- De que situações da sua infância Casimiro de Abreu tinha mais saudades?
- E nós, do que temos saudades?
- Qual o período de nossa vida que passamos a maior parte dele na escola?
- O que podemos fazer para que a nossa trajetória na escola seja feliz?
Julgar: Após, os alunos foram divididos em cinco grupos de quantos membros desejassem.
Cada grupo recebeu uma reportagem sobre o bullying, a qual foi noticiada no jornal Zero Hora em abril. O título era: “Bullying na escola”.
Os grupos deveriam destacar cinco aspectos que julgassem importantes na reportagem para posterior discussão no grande grupo.
Agir: Feito isso, foi explicado aos alunos que uma das formas de se evitar o bullying na escola é através da conscientização de todos os sujeitos que fazem parte do ambiente escolar. E que para isso se efetivar em nossa escola, os 6ºs anos irão confeccionar um folder explicativo/informativo sobre o bullying para posterior distribuição.
Além das informações sobre o bullying, o folder terá um desenho, o qual será criado pela turma 162 e 163. Cada um fará o seu desenho e será escolhido o melhor de cada turma e depois o melhor entre os escolhidos para ser colocado no folder. O escolhido receberá uma premiação da professora como incentivo.
Avaliar: Avaliação nas turmas sobre o que acharam de realizar este trabalho e como se sentiram.

Celebrar: Como encerramento do trabalho as turmas assistirão ao documentário vencedor do último Oscar: “Lixo extraordinário.”

7ºs anos:

Ver: - Primeiramente os alunos receberam um poema de Casimiro de Abreu intitulado “Meus Oito Anos”.
MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu – 1857

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
(...)
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar,
Rezava às Ave-Marias,

Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
(...)
Em seguida realizaram-se alguns questionamentos:
- De que época da vida o poema retrata?
- Casimiro de Abreu tinha saudades do quê?
- De que situações da sua infância Casimiro de Abreu tinha mais saudades?
- E nós, do que temos saudades?

- Qual o período de nossa vida que passamos a maior parte dele na escola?
- O que podemos fazer para que a nossa trajetória na escola seja feliz?
Julgar: Após, os alunos foram divididos em cinco grupos de quantos membros desejassem.
Cada grupo recebeu uma reportagem sobre o bullying, a qual foi noticiada no jornal Zero Hora em abril. O título era: “Bullying na escola”.
Os grupos deveriam destacar cinco aspectos que julgassem importantes na reportagem para posterior discussão no grande grupo.
Agir: Feito isso, foi explicado aos alunos que uma das formas de se evitar o bullying na escola é através da conscientização de todos os sujeitos que fazem parte do ambiente escolar. E que para isso se efetivar em nossa escola, os 7ºs anos irão confeccionar uma cartilha explicativo/informativa sobre o bullying para posterior distribuição.
A cartilha conterá uma entrevista com perguntas elaboradas pelos alunos à uma pessoa especializada no assunto bullying.
Além das informações sobre o bullying, a cartilha terá uma capa com desenho, o qual será criado pela turma 171 e 172. Cada um fará o seu desenho e será escolhido o melhor de cada turma e depois o melhor entre os escolhidos para ser colocado na capa da cartilha. O escolhido receberá uma premiação da professora como incentivo.
Avaliar: Avaliação nas turmas sobre o que acharam de realizar este trabalho e como se sentiram.
Celebrar: Como encerramento do trabalho as turmas assistirão ao documentário vencedor do último Oscar: “Lixo extraordinário.”

8ºs anos:

Ver: - Primeiramente os alunos receberam um poema de Casimiro de Abreu intitulado “Meus Oito Anos”.
MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu – 1857
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
(...)
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,

Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar,
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo

E despertava a cantar!

(...)
Em seguida realizaram-se alguns questionamentos:

- De que época da vida o poema retrata?
- Casimiro de Abreu tinha saudades do quê?
- De que situações da sua infância Casimiro de Abreu tinha mais saudades?
- E nós, do que temos saudades?

- Qual o período de nossa vida que passamos a maior parte dele na escola?
- O que podemos fazer para que a nossa trajetória na escola seja feliz?
Julgar: Após, os alunos foram divididos em cinco grupos de quantos membros desejassem.
Cada grupo recebeu uma reportagem sobre o bullying, a qual foi noticiada no jornal Zero Hora em abril. O título era: “Bullying na escola”.
Os grupos deveriam destacar cinco aspectos que julgassem importantes na reportagem para posterior discussão no grande grupo.

Agir: Feito isso, foi explicado aos alunos que uma das formas de se evitar o bullying na escola é através da conscientização de todos os sujeitos que fazem parte do ambiente escolar. E que para isso se efetivar em nossa escola, os 8ºs anos irão confeccionar um “remédio” contra o bullying. O mesmo conterá caixa no estilo de um remédio verdadeiro e até com direito a bula.
Posteriormente também será utilizado como material de divulgação. Todas as informações serão construídas pelos alunos.
Avaliar: Avaliação nas turmas sobre o que acharam de realizar este trabalho e como se sentiram.

Celebrar: Como encerramento do trabalho as turmas assistirão ao documentário vencedor do último Oscar: “Lixo extraordinário.”

9ºs anos:

Ver: - Primeiramente os alunos receberam um poema de Casimiro de Abreu intitulado “Meus Oito Anos”.
MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu – 1857
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
(...)
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar,
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo

E despertava a cantar!
(...)
Em seguida realizaram-se alguns questionamentos:
- De que época da vida o poema retrata?
- Casimiro de Abreu tinha saudades do quê?
- De que situações da sua infância Casimiro de Abreu tinha mais saudades?
- E nós, do que temos saudades?

- Qual o período de nossa vida que passamos a maior parte dele na escola?
- O que podemos fazer para que a nossa trajetória na escola seja feliz?
Julgar: Após, os alunos foram divididos em cinco grupos de quantos membros desejassem.
Cada grupo recebeu uma reportagem sobre o bullying, a qual foi noticiada no jornal Zero Hora em abril. O título era: “Bullying na escola”.
Os grupos deveriam destacar cinco aspectos que julgassem importantes na reportagem para posterior discussão no grande grupo.

Agir: Feito isso, foi explicado aos alunos que uma das formas de se evitar o bullying na escola é através da conscientização de todos os sujeitos que fazem parte do ambiente escolar. E que para isso se efetivar em nossa escola, os 9ºs anos irão elaborar um documentário sobre o bullying em nossa escola.
Os alunos irão construir o roteiro sendo mediados pela professora. O documentário será exibido posteriormente na escola.
Avaliar: Avaliação nas turmas sobre o que acharam de realizar este trabalho e como se sentiram.
Celebrar: Como encerramento do trabalho as turmas assistirão ao documentário vencedor do último Oscar: “Lixo extraordinário.”


Um comentário:

  1. Em parceria com a professora Rose, de artes, propomos aos alunos dos 8ºs anos que criassem uma fotonovela sobre o Bullying! O trabalho ainda está em processo de montagem, mas todas os roteiros montados pelos alunos estão ficando muito bons!!!

    ResponderExcluir