sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Utilizando o jornal em sala de aula

Professora: Claudia Cristina Nantal
Gênero textual: Notícia


Conteúdo: Leitura, interpretação oral de textos, construção textual, reescrita de textos, aspectos da gramática e oralidade;

Conceitos Estruturantes: Comunicação e Expressão.

HABILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Aprender o sentido global dos textos lidos no jornal utilizando recursos para a sua compreensão;

• Relacionar diferentes informações para construir o sentido global do texto;

• Reconhecer opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema;

• Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos para a construção de um texto;

• Comparar estratégias de produção textual e coletiva;

• Escrever o texto prevendo planejamento de etapas;

• Identificar a necessidade de reescrita do texto; • Momento de leitura do JORNAL NH, identificando a manchete do dia;

• Interpretar o fato oralmente;

• Cada aluno lê ou explica a reportagem do jornal que lhe chamou mais atenção;

• Criar uma manchete sobre um assunto livre;

• Recortar gravuras de jornal e revistas (dois personagens, dois objetos) e após em duplas criar uma história e um cenário para as gravuras podendo utilizar-se de colagens e desenhos;

• Apresentar os textos elaborados individualmente e em duplas.

Avaliação:

Será considerado o trabalho individual e coletivo, bem como as apresentações realizadas.
 OBS: Acompanhar a produção textual dos alunos e sempre que necessário fazer intervenções objetivando o aprimoramento da escrita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário