ANO: 9º
Data: 24/06/2011
TEMA: CORPO HUMANO FÍSICO E SOCIAL
Conceitos Estruturantes: Cidadania; Sujeito histórico
Conteúdos Especificados: Conceitos históricos e Revolução Russa
Tempo estimado para o planejamento: 5 aulas
Recursos para a aula: Mapa-Mundi; Internet para pesquisa, imagens dos períodos em estudo, livros didáticos e artigos de jornais.
HABILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
• Identificar semelhanças e diferenças;
• Identificar e comparar fatos, eventos e acontecimentos;
• Compreender contextos 1ª aula:
Formação de grupos;
Exposição de imagens, envolvendo os conceitos de Monarquia, República, Guerra, Revolução, Ditadura, Totalitarismo, Regime Democrático.
Distribuir para os grupos cartelas com uma síntese de cada termo acima citado para análise dos grupos;
Cada grupo deverá relatar suas conclusões procurando relacionar cada termo com a respectiva imagem;
Debate com a turma sobre cada conceito e seus efeitos nos correspondentes períodos e na atualidade, destacando semelhanças entre os tempos históricos e o papel desempenhado por diferentes sociedades no decorrer do processo histórico;
Avaliação:
Será considerada a apresentação oral e escritas produzidas pelos alunos realizadas em cada aula.
OBS: Tarefa de casa: trazer para a próxima aula um pequeno resumo sobre revoluções ocorridas ao longo da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário