quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Literatura de Cordel

LÍNGUA PORTUGUESA - Profª Gizéle de Quadros Oliveira

ANO:
Data: 13/06/2011


TEMA: CORPO HUMANO FÍSICO E SOCIAL

Gênero Estruturante: Literatura de Cordel

Objetivo da aula: Reconhecer o gênero textual cordel como parte da literatura e folclore brasileiros, e sua relevância para a formação cultural e social.

HABILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Reconhecer opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema;

• Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto, atribuindo a determinadas seu sentido conotativo;

• Identificar as solicitações básicas para a produção do texto e apropriar-se dos elementos que devem constituir o texto no gênero escolhido. • Debate e discussão sobre a origem da literatura de cordel e os festejos aos santos do mês de junho. (OBS: os alunos trouxeram de casa os conteúdos sobre o assunto);

• Leitura e análise de quadrinhas, tendo como foco as festas juninas; (OBS: nessa atividade os alunos foram conduzidos a observar a disposição das rimas, estrutura frasal e a sonoridade das palavras, levando em consideração o seu valor semântico);

• Produzir um texto de cordel, utilizando como referência a temática das festas juninas.

Avaliação:

Será considerado o trabalho individual e coletivo, bem como as apresentações realizadas na sala de aula e no dia da Festa. OBS: Os textos de cordel moldaram-se na estrutura de quadras, nas quais os alunos observaram a métrica utilizada nos textos de referência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário