sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pensamento Aritmético



Professora: Pamela D. Huff.
Conteúdos: Números naturais e decimais

Conceitos Estruturantes: Pensamento aritmético

Princípios: Contextualização; Interdisciplinaridade; Aprendizagem coletiva;


HABILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Identificar situações do cotidiano as quais os decimais e as frações sejam utilizados;

• Localizar na reta numérica números fracionários;

• Ler, significar, comparar e ordenar números fracionários e decimais; Relembrar da última aula o que foi trabalhado.

Já retomamos o estudo sobre números decimais e como esses estão presentes no nosso dia-a-dia, através de diálogo e exemplos citados por eles. Utilizando uma régua observamos os números presentes no meio do 2 e do 3, mesmo que esses valores não aparecem na mesma; como esse número é representado e se existem outros valores entre esses. Em seguida confeccionamos algumas réguas utilizando algumas medidas decimais.

Aula:

1. Com a régua medir o comprimento da mesa. Registrar a medida encontrada e observar os registros dos colegas. Eles provavelmente irão dar a medida em centímetros a qual iremos pensar um jeito de ser observada em metros e juntos fazer essa transformação utilizando o conceito de valor posicional.


2. Cada aluno escolhe um objeto que tenha na mesa, deve estar sobre a mesa (lápis, borracha, apontador, caneta) deve medir esse objeto e colocar sua medida em centímetros e metros.


3. Folha de atividades para exercitar as habilidades trabalhadas;

Avaliação: Para esta aula serão considerados a participação e produção de cada aluno(a).



Nenhum comentário:

Postar um comentário