Aula do dia 22/06/11
Atividade aplicada no 7º ano
1º momento: Chamada
2º momento: Confecção do jogo BATALHA NAVAL
• A turma será dividida em grupos, cada grupo construirá um jogo que conterá perguntas sobre o conteúdo, bombas e bônus.
• O jogo será jogado entre toda a turma, da seguinte forma:
1)Cada grupo escolherá uma coordenada do outro grupo (a coordenada contém letras e números, exemplo: A-5), onde conterá uma conta, bônus ou bomba. Se cair na conta deve resolvê-la, se acertarem soma dez pontos. 2)Caso caia na bomba ou bônus deve-se fazer o que se pede.
3)As perguntas serão de ambas as matérias envolvendo corpo humano, mas na matemática as contas serão de multiplicação, divisão, subtração e adição de números inteiros.
4)O jogo será avaliado pelo capricho, dedicação, resolução das atividades e comportamento.
Regras do jogo:
- Um grupo perguntará ao outro até sair todas as fichas;
- Acerto de pergunta ganha-se dez pontos;
- No bônus e na bomba devem realizar o que se pede;
- Vencerá o jogo quem tiver maior pontuação;
Materiais usados para confecção do jogo:
- Cartolina de modelagem;
-Régua, tesoura e cola;
- Charadas, bombas e bônus;
- Canetão;
- Folha de oficio colorida para confecção de charadas e envelopes.
Habilidades (conteúdos):
Resolver problemas com números inteiros, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração;
Resolver problemas com números inteiros, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão;
Resolver cálculos de potenciação e radiciação, referindo-se as sequências de potências e suas propriedades;
Habilidades:
Utilizar as diferentes linguagens e representações matemáticas. Articulando-as:
• Ler interpretar tabelas, gráficos esquemas diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas equações e representações numéricas ou geométricas;
Utilizar a linguagem matemática na elaboração de comunicações orais e escritas;
• Redigir resumo sintetizando idéias principais sobre um dado tema matemático, com exemplos e comentários próprios;
• Expressar-se oralmente, comunicando idéias, como por exemplo: explicando a solução de um problema, explorando dúvidas sobre um conteúdo ou procedimento.
Identificar em dada situação problema as informações ou variáveis relevantes e organizar dados elaborar possíveis estratégias para resolvê-la.
• Selecionar uma estratégia adequada para resolver uma situação problema: para obter uma dada distância, saber optar por medi-la diretamente; utilizar uma planta em escala; usar semelhanças de figuras; fazer uso de relações trigonométricas; utilizar um sistema de eixos cartesianos; aborda o problema através da geometria analítica ou, ainda reconhecer sua natureza e decidir-se pela utilização da forma algébrica, numérica, geométrica, combinatória ou estatística;
Reconhecer-se como sujeito responsável pelo seu desenvolvimento.
• Ter predisposição para procurar entender a estrutura de um problema, e confiar em suas possibilidades para desenvolver processo de resolução;
• Perseverar na busca de um resultado e decidir sobre a sua razoabilidade;
• Saber discutir com os outros, comunicando descobertas e idéias Matemáticas. Tendo segurança na defesa de seus argumentos e flexibilidade para modificá-los;
• Ter predisposições para raciocinar matematicamente, como procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalização e pensar de maneira lógica;
• Ser critico à utilização de procedimentos e resultados Matemáticos.
muito bom!
ResponderExcluir