quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jogo Batalha Naval

MATEMÁTICA - Professor Charles Zuconeli Guimarães

Aula do dia 22/06/11

Atividade aplicada no 7º ano

1º momento: Chamada

2º momento: Confecção do jogo BATALHA NAVAL

• A turma será dividida em grupos, cada grupo construirá um jogo que conterá perguntas sobre o conteúdo, bombas e bônus.

• O jogo será jogado entre toda a turma, da seguinte forma:

1)Cada grupo escolherá uma coordenada do outro grupo (a coordenada contém letras e números, exemplo: A-5), onde conterá uma conta, bônus ou bomba. Se cair na conta deve resolvê-la, se acertarem soma dez pontos. 2)Caso caia na bomba ou bônus deve-se fazer o que se pede.

3)As perguntas serão de ambas as matérias envolvendo corpo humano, mas na matemática as contas serão de multiplicação, divisão, subtração e adição de números inteiros.

4)O jogo será avaliado pelo capricho, dedicação, resolução das atividades e comportamento.



Regras do jogo:

- Um grupo perguntará ao outro até sair todas as fichas;

- Acerto de pergunta ganha-se dez pontos;

- No bônus e na bomba devem realizar o que se pede;

- Vencerá o jogo quem tiver maior pontuação;

Materiais usados para confecção do jogo:

- Cartolina de modelagem;

-Régua, tesoura e cola;

- Charadas, bombas e bônus;

- Canetão;

- Folha de oficio colorida para confecção de charadas e envelopes.




Habilidades (conteúdos):

 Resolver problemas com números inteiros, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração;

 Resolver problemas com números inteiros, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão;

 Resolver cálculos de potenciação e radiciação, referindo-se as sequências de potências e suas propriedades;





Habilidades:

Utilizar as diferentes linguagens e representações matemáticas. Articulando-as:

• Ler interpretar tabelas, gráficos esquemas diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas equações e representações numéricas ou geométricas;

Utilizar a linguagem matemática na elaboração de comunicações orais e escritas;

• Redigir resumo sintetizando idéias principais sobre um dado tema matemático, com exemplos e comentários próprios;

• Expressar-se oralmente, comunicando idéias, como por exemplo: explicando a solução de um problema, explorando dúvidas sobre um conteúdo ou procedimento.

Identificar em dada situação problema as informações ou variáveis relevantes e organizar dados elaborar possíveis estratégias para resolvê-la.

• Selecionar uma estratégia adequada para resolver uma situação problema: para obter uma dada distância, saber optar por medi-la diretamente; utilizar uma planta em escala; usar semelhanças de figuras; fazer uso de relações trigonométricas; utilizar um sistema de eixos cartesianos; aborda o problema através da geometria analítica ou, ainda reconhecer sua natureza e decidir-se pela utilização da forma algébrica, numérica, geométrica, combinatória ou estatística;

Reconhecer-se como sujeito responsável pelo seu desenvolvimento.

• Ter predisposição para procurar entender a estrutura de um problema, e confiar em suas possibilidades para desenvolver processo de resolução;

• Perseverar na busca de um resultado e decidir sobre a sua razoabilidade;

• Saber discutir com os outros, comunicando descobertas e idéias Matemáticas. Tendo segurança na defesa de seus argumentos e flexibilidade para modificá-los;

• Ter predisposições para raciocinar matematicamente, como procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalização e pensar de maneira lógica;

• Ser critico à utilização de procedimentos e resultados Matemáticos.



Um comentário: